5 alimentos detox que você precisa conhecer AGORA MESMO!

A rotina de trabalho, estudos, cuidados com a casa ou com os filhos, é um processo diário e que exige muita energia e força de vontade. Porém, existem aqueles momentos em que tudo é mais difícil e que sentimos que sugaram toda a energia do nosso corpo, mesmo que não tenhamos feito nada de diferente.

Aposto que você está recordando desse dia, não é mesmo?

Já pensou que pode ser a sua alimentação que está fazendo com que você se sinta assim? Pois é, mesmo quando seguimos uma alimentação mais saudável, ainda corremos esse risco, pois muitos alimentos que consumimos podem trazer toxinas que fazem mal ao nosso corpo.

 

Alimentação com saladas e frutas.

 

Por exemplo, você come salada todo dia, mas o que te garante que aquelas folhas não receberam uma camada de agrotóxico? Ou que aquela barrinha de cereal não estava repleta de açúcar e conservantes?

Tudo isso traz ao nosso corpo toximas maléficas e que, quando estão em demasia no organismo, podem fazer muito mal. Isso sem contar as toxinas que produzimos em situações estressantes!

Porém, há uma maneira muito prática de se livrar dessas substâncias e dar um “respiro” para o corpo: o detox!

 

O que é o detox?

O detox acontece quando ingerimos alimentos, ou criamos uma rotina de alimentação, que possuem ação desintoxicante, ou seja, que ajudam o nosso corpo a se “livrar” do excesso dessas substâncias impregnadas no organismo.Alimentação saudável com detox.

Com o detox também é possível, além de limpar grande parte das toxinas, auxiliar a perda de peso e também a melhora da saúde.

E sabe o melhor de tudo? Com apenas um dia de detox, já é possível ver a diferença!

 

Detox é sinônimo de dieta radical?

Há muitos mitos sobre o detox, sendo que um dos maiores é que, por ser uma alimentação que tem como objetivo auxiliar na desintoxicação do organismo, ela deve ser restritiva. Entretanto, quem acredita nisso está muito enganado!

Afinal, a maioria dos alimentos dessa ação já fazem parte da nossa rotina, porém o problema é que não utilizamos com tanta frequência ou da maneira correta!

Em meu e-book fiz um passo a passo para realizar um dia de detox em casa e fazer uma faxina no organismo, porém, para te ajudar a entrar no universo da detoxificação, nesse texto decidi escolher 5 alimentos detox que você precisa conhecer (e incluir de forma correta na sua dieta). Confira!

 

5 alimentos detox que você precisa conhecer

1 – Couve

A couve é uma das hortaliças mais conhecidas no mundo da alimentação detox. Afinal, ela é uma folha muito versátil e que pode estar presente em quase todas as nossas refeições, seja como um alimento salgado ou como um suco.

Mas você sabe por que ela é tão eficiente na desintoxicação do organismo? Tudo isso se deve à clorofila, aquele pigmento natural que dá a cor verde à planta. Essa substância é riquíssima em potássio, magnésio, cobre e ferro, ou seja, de tudo que o nosso corpo necessita para funcionar bem.

Com o auxílio da clorofila, a couve consegue fazer uma faxina nos nossos tecidos intestinais, além de eliminar alguns resíduos que atrapalham a eficácia do metabolismo e, auxiliando também, na purificação do nosso sangue.

A couve é tudo de bom, não é mesmo?

 

Mix de couve.

 

2 – Maçã

A maçã é uma velha conhecida, mas algo que poucos sabem são das suas propriedades detoxificantes!

Apesar de ser muito utilizada como um lanche rápido ou como uma indicação quando temos algum problema intestinal, essa fruta também tem a função de tirar do organismo toxinas que grudam no aparelho digestivo.

Tudo isso se deve à pectina, uma fibra solúvel que cria uma espécie de gel no intestino que faz uma camada de proteção que impede que substâncias tóxicas impregnem no organismo. Além disso, essa camada também melhora a absorção de água!

 

Alimentação com frutas.

 

3 – Probióticos

Os probióticos podem até ser um pouco estranhos, já que são bactérias vivas, mas isso não elimina o fato de que são muito importantes em uma alimentação detox.

Afinal, eles são responsáveis por manter o bom funcionamento do nosso intestino e por facilitar a absorção de nutrientes responsáveis por melhorar o sistema imunológico.

Além disso, os probióticos estão presentes em diversos alimentos como, por exemplo, iogurtes, kefir, algumas bebidas fermentadas e até mesmo no chocolate escuro.

 

Alimentação com probióticos

 

4 – Pepino

Quando falamos em pepino, aposto que você lembra de salada ou daqueles cenas de spa com pepino dos olhos, não é mesmo?

Porém, eu aposto que você não sabia que esse vegetal possui diversas vitaminas (como, por exemplo, vitamina C, vitamina B1, potássio, magnésio, fosforo, biotina e muitas outras) e é riquíssimo em água!

Devido à sua composição, o pepino é um ótimo alimento detox e que traz diversos benefícios ao organismo, entre eles, a ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, quando consumido em forma de suco, tem o poder diurético, ou seja, ajuda na eliminação das toxinas, enquanto, ao mesmo tempo, evita a retenção de líquido.

 

Máscara de pepinos

5 – Água

A água é sempre lembrada pelos diversos benefícios para o corpo, além de ser primordial para a nossa existência, porém ainda é algo que dificilmente criamos o hábito de ingerir com a frequência que deveríamos.

Na correria do dia a dia, é difícil controlarmos o quanto bebemos de água ou o quanto deveríamos ter tomado. Mas é aí que está o problema: a água é essencial para uma alimentação detox, pois ela é responsável pela hidratação do seu organismo e por deixar todo o seu corpo fortalecido.

Além disso, a água auxilia no funcionamento do intestino, no sistema imunológico, melhora os níveis de energia, seu humor, na força das suas unhas e cabelo, ou seja, é preciso que a água seja parte da nossa rotina de alimentação para que qualquer um dos alimentos citados acima façam o seu efeito detox.

Uma dica que eu tenho para controlar de forma mais prática o consumo de água, é ter, sempre que possível, uma grande garrafa de água e se desafiar todos os dias a esvazia-la. O que você acha? Desafio aceito?

 

Beba água constantemente.

 

Gostou dessa lista com 5 alimentos detox? Então, tenho certeza que você adorar um compilado que eu preparei especialmente para quem quer entrar de cabeça na alimentação detox, afinal, são 10 alimentos detoxificantes para o dia a dia e ainda com algumas receitinhas super fáceis.

Para ter acesso ao compilado, é só clicar aqui! Ah, e seja bem-vindo ao mundo do detox!