Por onde começar uma vida saudável e feliz ?

É possível ser feliz todos os dias?

Em uma realidade onde ficar desconectado do mundo virtual por 1 dia parece impensável, onde esperar mais de 10min pelo preparo de um pedido no fast-food já nos tira a paciência, e onde ingerir alimentos saudáveis é exceção e não regra, a felicidade de cada dia parece se afastar rapidamente.

O estresse, falta de tempo, impaciência e consumismo nos desconecta de uma vida leve e feliz. A felicidade está relacionada a nossa saúde. O que comemos, como comemos, de onde vem nossos alimentos… tudo isso influencia diretamente à sensação de bem-estar e tranquilidade.

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Para ser feliz todos os dias, é preciso criar mudanças na rotina. Há 5 pilares fundamentais para uma vida saudável e equilibrada, e são eles: nutrição, atividade física, sono, organização e autoconhecimento. Talvez as mudanças e adaptações a serem feitas nesses pilares podem parecer difíceis a primeira vista, mas é como escovar os dentes: é necessário criar o hábito.

No post de hoje vamos falar sobre nutrição e atividade física.

Então, por onde começar uma vida saudável e feliz?

A primeira atitude que você precisa tomar para uma mudança de vida é na sua alimentação. Você sentirá o impacto dessa mudança em questões de dias. Se antes seu foco era comer rápido a primeira refeição mais fácil que você podia encontrar, agora seu foco é prestar atenção no que está ingerindo.

Uma alimentação adequada é aquela em que foca nos nutrientes. São eles que nos fortalecem e que mantêm vivas as células do nosso corpo. Os nutrientes são encontrados em uma alimentação balanceada e saudável, a base de alimentos frescos, naturais e orgânicos. Frutas, hortaliças, leguminosas, grãos, oleaginosas, sementes e especiarias são alguns exemplos de alimentos essenciais para a nossa rotina alimentar.

Desta forma, nosso organismo consegue digerir e absorver os nutrientes destes alimentos, que além de nutrir, podem ajudar ainda na cura e prevenção de doenças. Quando estamos nutridos, não adoecemos e tão pouco fadigamos. Pelo contrário! Ganhamos em vitalidade, disposição e energia.

É por isso que para começar uma vida saudável e feliz, é necessário se alimentar bem! Porque isso vai influenciar diretamente o nosso humor e funcionamento do corpo.

Quando não nos alimentamos de forma correta, através de alimentos industrializados altamente processados ou fast-foods, a taxa de açúcar no sangue aumenta (causando estoque de gordura e resistência a insulina, que é o hormônio mais importante para a captura do açúcar no sangue para enviar para as células usarem como energia); aumentam os níveis de TG (gordura circulante no sangue),  que pode se acumular nos órgãos como o fígado ou até mesmo ocasionar o entupimento da artéria; diminui a testosterona nos deixando com uma sensação de desânimo, além de contribuir para a redução da massa muscular; queda de cabelo; celulites demasiadas nas pernas, principalmente em mulheres; infertilidade; dentre outras.

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Se não cuidarmos do nosso bem mais precioso, que é o nosso corpo, nos alimentando corretamente, vamos ter uma velhice doentia, podendo adquirir as seguintes doenças metabólicas do século XXI: Diabetes tipo II, Obesidade, doenças cardiovasculares, Mal de Parkinson e Alzheimer. Além das doenças, o descaso com o nosso corpo pode ocasionar o envelhecimento precoce, com rugas, excesso de celulites, intestino preso, ansiedade, fome descontrolada, unhas fracas, queda de cabelo, mau humor, sobrepeso, alergias e depressão.

Quem são os nutrientes?

 

Nutrientes para uma alimentação saudável.

Quando falamos de nutrientes, estamos falando de macro e micronutrientes. Eles são essenciais para a nossa vida. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e gorduras. Já os micronutrientes são vitaminas, minerais, fito químicos e fibras. Falaremos mais detalhadamente sobre cada um abaixo:

  • Carboidratos: Os carboidratos saudáveis são aqueles mais próximo da natureza, como os grãos integrais (quinoa, amaranto, painço, sorgo, arroz, milho), hortaliças (folhas e legumes), frutas (todas), oleaginosas (todas as castanhas) e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e soja). Estes são todos carboidratos complexos, ricos em fibras que ajudam a saciar e manter a saúde;
  • Proteínas: estão, em sua maior quantidade, nos derivados animais, como carne, peixe, ovo e frango. No reino vegetal também temos proteínas, que são as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha), as oleaginosas (amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, nozes, avelã, macadâmia e pistache) e também as sementes (girassol, gergelim, abóbora, cânhamo, chia e linhaça;
  • Gorduras: Ao contrário do que muita gente imagina, são fundamentais para a vida! Quando falamos de gordura boa, é a gordura insaturada que precisamos consumir diariamente para garantir a saúde plena. Porém, existe uma gordura saturada que pode e deve ser consumida todos os dias: o óleo de coco.
  • Vitaminas & Minerais: são compostos essenciais para o metabolismo humano e fazem parte de várias funções para que nosso metabolismo e organismo funcionem em perfeito estado. A ausência de vitaminas e minerais podem trazer inúmeros malefícios, como a depressão, por falta de vitamina D, e a falta de energia, por depleção de vitaminas do complexo B.

A prática de atividades físicas:

 

Atividades físicas para uma vida saudável.

Agora que você já entendeu a importância da alimentação para uma vida saudável e feliz, vamos falar sobre as atividades físicas.

Quando praticamos exercícios, não é só suor que é liberado – endorfinas também. São elas as responsáveis por relaxar nosso corpo, trazendo aquela sensação de calma e bem-estar. Elas agem como um analgésico natural, aliviando dores e regulando nossas emoções.

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Pessoas com depressão, ansiedade e estresse muito elevados devem fazer exercícios físicos com regularidade.

 Confira abaixo os benefícios do exercício físico para o corpo:

  • Melhora a capacidade de se concentrar e de memorizar, uma vez que o fluxo sanguíneo é aumentado;
  • Previne o câncer;
  • Desacelera o envelhecimento precoce;
  • Melhora a vida sexual;
  • Reduz a gordura corporal;
  • Promove uma maior produção dos neurotransmissores, responsáveis por promoverem a reparação celular;
  • Melhora a saúde cardíaca.

O recomendado é fazer meia hora de exercício físico por dia. Se isso parece muito para você, comece com 3 vezes na semana. É importante também repensar suas prioridades. Às vezes passamos meia hora utilizando o celular, as redes sociais, e nem nos damos conta. E se você trocar esse hábito por um saudável? Vale até mesmo meditar durante esse tempo!

A meditação aliada ao yoga traz mudanças significativas e muito positivas em nós mesmos. Seguindo essas práticas, ficamos mais presentes no momento, enfrentamos com calma e clareza situações que antes nos tirariam do sério, e passamos a viver com mais vigor os nossos dias.

Dica de ouro: opte por atividades que te tragam prazer! Não se obrigue a ir na academia se você detesta musculação – isso não te fará feliz no dia a dia, só irá te frustrar. O ideal é encontrar atividades divertidas para você. Pode ser corrida ao ar livre, andar de patins, aulas de dança, escalada, surfe… Vá testando até encontrar o que realmente gosta e se mantenha firme no hábito de realizá-las pelo menos 3 vezes por semana.

Continue acompanhando nossos posts para começar a ter uma jornada saudável e feliz!