Detox de 1 dia existe?

 

Infelizmente, na maioria das vezes, vivemos uma rotina tão corrida que é díficil não colocarmos o nosso organismo em algumas “roubadas” como, por exemplo, fast foods, happy hours, petiscos, festas de confraternização, comida congelada, entre tantos outros atrevimentos que só fazem mal ao nosso corpo.

 

Você já passou por isso, não é mesmo?

 

E, com esses hábitos alimentares, é muito fácil ver o que isso pode causar à nossa saúde física e mental. Afinal, com todos esses conservantes e ingredientes, os sintomas dessa “intoxicação” aparecem em algum momento.

 

 

É aquela espinha que surge do nada, a pele mais oleosa, o cabelo com fios mais fracos e quebradiços, o mal-estar na boca do estômago, o cansaço que chega de repente, o estresse e mau humor que estão sempre presentes. Uma boa parte desses sinais podem ser causados devido a uma alimentação inadequada e repleta de xenobióticos!

 

Xeno o quê?

 

Apesar do nome incomum, entramos em contato com os xenobióticos todos os dias. Aliás, você sabe o que significa esse nome tão complicado?

 

Os xenobióticos são substâncias químicas que o nosso organismo não reconhece, principalmente quando eles são de origem externa (mas nada impede que haja produção interna desse tipo de toxina).

 

Nosso corpo adquire esses compostos por meio do contato com conservantes, agrotóxicos, corantes, alguns medicamentos, produtos que passamos na pele, toxinas de embalagens, entre outras fontes.

 

É importante deixar claro que o nosso corpo realiza diariamente um processo para retirar do organismo tudo que pode fazer mal à nossa saúde, porém devido à grande quantidade de xenobióticos consumida no dia a dia, é preciso colaborar com esse processo de limpeza, para que o corpo não fique sobrecarregado.

 

Ou seja, é preciso mudar um pouco os hábitos para que todo esse processo natural de limpeza seja feito mais facilmente e sem exigir tanto do nosso corpo.

 

Por isso, está na hora de fazer uma faxina interna e detoxificar o seu organismo com a alimentação detox!

 

O que é o detox?

 

Há alguns anos, pouco se ouvia a palavra detox e se sabia muito menos sobre qual era seu significado. Porém, esse tipo de rotina alimentar ganhou conhecimento popular e hoje é, de modo geral, sinônimo limpeza. Quantas vezes você já não ouviu alguém dizendo que precisa fazer um detox mental, detox das redes sociais ou um detox alimentar?

 

 

O detox nada mais é do que realizar uma faxina/limpeza em algo, com o objetivo de melhorar o funcionamento do mesmo. Por exemplo, em um detox das redes sociais, você evita o contato com esses sites e aplicativos para obter um descanso mental ou perder o vício de ficar sempre online.

 

No detox alimentar, é preciso ter contato com alimentos que possuem ação detoxificante, ou seja, que ajudam o organismo a realizar essa limpeza interior, auxiliando, por exemplo, o fígado a transformar os xenobióticos em substâncias que podem ser eliminadas pelo suor, urina e fezes.

 

Quando o detox é feito de maneira correta, consequentemente, ajudamos na manutenção da nossa saúde.

 

Minha rotina não permite: chega de desculpas

 

Não podemos negar, mudar uma rotina de alimentação, principalmente de uma hora para outra, é um processo díficil e que, muitas vezes, depende da colaboração de próximos para seu sucesso, o que pode colocar todo o seu esforço em risco.

 

Por isso, para realizar o detox não é preciso incluí-lo em todos os dias da dieta, pois é ‘possível adotar o detox de 1 dia.

 

Você deve estar se perguntando: “Como assim, Fabi? Não é preciso segui restritamente uma dieta detox?”. É sempre bom criar o hábito de ingerir alimentos de tão boa qualidade quanto os utilizados em uma alimentação detox, porém você não precisa seguir uma dieta tão exclusiva.

 

 

Uma boa indicação é seguir a risca o cardápio de um dia de detox no intervalo de um período de dias ou semanas, algo que pode ser orientado pelo seu nutricionista.

 

Para que o processo de detoxificação aconteça, é preciso ter no menu desse dia alimentos que possuem essa função. Há alguns dias, fiz um texto selecionando 5 alimentos detox que você precisa conhecer e que são super acessíveis.

 

Algo que é também é muito importante no detox de um dia, é escolher muito bem os produtos que são utilizados. Por isso, tenha sempre preferência por alimentos naturais, frescos, integrais e, se possível, orgânicos! Isso impede que você coloque outra carga de xenobióticos em seu organismo.

 

Como fazer detox de um dia?

 

Além das instruções que eu já dei acima, para te ajudar, vou listar três dicas de como fazer o detox de um dia. Fica de olho:

 

1 – Tenha um cardápio

 

Para realizar o detox de um dia, é preciso realizar todas as refeições do dia, são elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.

 

Lembre-se que são refeições completas, ou seja, é preciso se alimentar com alimentos que terão uma ação detox em seu organismo

 

2 – Não passe fome

 

Nesse dia, é preciso colocar em mente que o importante é a qualidade, não a quantidade. Ou seja, coma as quantidades indicadas pela sua nutricionista. Com o detox de um dia, você deseja aumentar as vitaminas e nutrientes do seu corpo, não diminuí-las.

 

Faça disso o seu mantra: qualidade, não quantidade.

 

 

3 – Água

 

A água é um fator essencial para a nossa existência, e não deixaria de ser para o sucesso do detox de um dia. Seu corpo precisa funcionar bem para que ele consiga transformar e eliminar os xenobióticos e, para isso, é obrigatório manter-se bem hidratada.

 

Lembra da recomendação dos dois litros de água por dia? Esse é o básico bem feito, por isso, faça o possível para cumprí-lo.

 

 

Viu, fazer detox de um dia não é nada difícil e trará diversos benefícios ao seu organismo, ajudando tanto na saúde física, quanto mental.

 

Como eu já falei anteriormente, é sempre bom ter acompanhamento de um especialista quanto colocamos em jogo a nossa alimentação. Por isso, me coloco à disposição para te ajudar quando for preciso e, além disso, preparei um e-book com um cardápio completo de um detox de um dia (e com receitinhas exclusivas para facilitar a sua detoxificação).

 

Agora que você tem os “ingredientes e a receita”, só falta colocar a mão na massa e dar um up na sua saúde com o detox de um dia. Boa alimentação!