Doces sem culpa: receitas simples para comer sem preocupação!

A parte difícil para algumas pessoas que estão testando hábitos alimentares mais saudáveis, é pensar em ficar sem comer doces, especialmente quando se trata de um projeto de redução de medidas e emagrecimento.

Clique aqui e saiba por onde começar uma vida saudável!

Mas quem foi que disse que não se pode comer doces?

As sobremesas, bolos e guloseimas se mantêm no cardápio, sim! A ideia é apenas torná-las com menos açúcar e gordura e mais nutritivas. Afinal, o objetivo é melhorar a qualidade de vida, não é?

No post de hoje, você vai perceber que ter uma alimentação saudável não significa restrição, e que preparar doces funcionais e ricos em nutrientes não é difícil e nem toma tanto tempo quanto parece. Vamos te ensinar algumas receitas de bolos e sobremesas práticas e simples para você comer sem culpa. Continue com a gente para conferir!

 

Dicas de ingredientes para receitas de doces funcionais

 

Aos doceiros de plantão, sonhar em ficar sem aquele bolo de chocolate, sem o brigadeiro com granulado e a sobremesa de creme é quase inaceitável. Só quem é fã de doce entende os efeitos que ele causa no corpo. É sensação de calma em um momento de estresse, de tranquilidade quando a ansiedade bate e assim por diante.

A gente sabe que o consumo exagerado dos produtos açucarados, caramelados e industrializados não trazem benefício algum para a saúde e só engordam. Daí vem a importância dos doces funcionais, que, diga-se de passagem, podem ser ainda mais deliciosos!

Não revire os olhos, apenas confira as dicas que trouxemos para você, teste e nos conte sobre sua experiência.

Bolo funcional da fabi

– Bolos funcionais

“Ah, mas bolo funcional não tem graça, não tem cobertura e gosto de nada. De onde você tirou isso? Existem tantas receitas gostosas e tantas possibilidades de criação, que fica difícil dizer qual é a melhor!

Com chocolate e coco…

Vamos tentar atender ao gosto da maioria: em primeiro lugar, o chocolate. Bolo de chocolate é clássico, não tem quem não ame. Que tal deixá-lo, além de delicioso, super nutritivo?

É muito simples! Basta substituir os ingredientes comuns por: óleo de coco, açúcar mascavo, cacau em pó, optar por um leite de amêndoa ou aveia, farinha de aveia, chocolates com maior concentração de cacau e mãos na massa. Se quiser transformá-lo em prestígio, é só utilizar coco fresco ralado (de preferência, ralar a fruta na hora mesmo), leite de coco e açúcar demerara ou mascavo.

Com frutas variadas, cenoura, milho ou fubá…

Fabi segurando bolo funcional

Se você prefere bolos mais simples, que lembram casa de mãe e de vó, as receitas funcionais com frutas, milho e fubá são as melhores.

O passo é o mesmo: siga a receita original e vá trocando os ingredientes por produtos de maior valor nutricional, como farinhas e leite de aveia, amêndoa, açúcar mascavo ou demerara, granola, castanhas, mel, enfim.

No caso das frutas, escolha as suas preferidas. Banana e maçã costumam ser as mais pedidas, mas deixe a imaginação fluir aqui. Transforme sua cozinha em um ambiente divertido e terapêutico.

paçoca natural

– Paçoca natural

Não confie muito em quem diz que não gosta de paçoca, viu. Se você é daqueles apaixonados por esse docinho de amendoim, saiba que ele não precisa ficar de fora da sua nova alimentação.

É completamente possível preparar uma paçoca funcional. Alguns ingredientes que você pode usar são: amendoim torrado (sem pele e triturado) e tâmaras. Fica igualzinho se não melhor! Se quiser, pode acrescente coco ralado, canela e o que mais preferir.

Lembre-se: criatividade!

– Brigadeiro com abacate

Pasme, dá para fazer brigadeiro à base de abacate! Tudo bem se você estiver se perguntando “será que isso vai dar certo?”. A combinação parece não fazer sentido, mas, depois de testado, você percebe que dá muito certo sim.

A receita é simples, no lugar de colocar uma lata inteira de leite condensado que não é assim tão nutricional, você vai usar abacate amassado, chocolate com uma boa porcentagem de cacau, algum tipo de açúcar e cacau para enrolar.

Acredite, funciona bastante e o sabor é delicioso!

– Picolé de coco

Nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza não tem tempo ruim para sorvete. Isso porque, na maior parte do ano, o clima é quente. E até mesmo o picolé pode trazer ingredientes saudáveis e nutritivos.

Fique à vontade para utilizar a fruta que preferir. Trouxemos o coco para exemplificar. Aqui, dá para usar iogurte natural, leite de coco, essência de baunilha, açúcares bons ou preparar um tipo de smoothie e congelar. Acrescentar chocolate, outras frutas, as possibilidades são muitas, não se limite.

Viu como sua reeducação alimentar não precisa ser restrita? Se alimentar de forma saudável não quer dizer eliminar seus pratos preferidos do cardápio. Um dos maiores prazeres da vida é comer! Aposte em opções funcionais e aproveite a vida sem culpa!

No meu perfil do Instagram o que mais tem são receitas de doces. Se você ainda não me segue por lá, é só clicar aqui.