Minha História

Como transformei a minha vida a partir da minha alimentação!

Olá! Meu nome é Fabiana Sabatini, sou Nutricionista e Health Coach e vou te contar um pouco sobre como mudei a minha vida e a minha saúde.

Quer saber o passo a passo de um dia saudável? Montei esse checklist com alguns tópicos que farão seus dias mais saudáveis! Baixe agora!

Assim como muita gente, eu não ligava muito para a forma como me alimentava e como minha alimentação poderia prejudicar ou beneficiar a minha saúde. Entretanto, tudo começou a mudar aos 18 anos, pois foi quando comecei a sentir algumas dores no corpo, entre outros problemas que eu nunca tinha sentido antes.

Com a adolescência, eu havia ganhado muito peso e, devido ao medo de engordar ainda mais e à vontade de emagrecer, quase desenvolvi anorexia. Isso me fez tentar perder peso das formas menos saudáveis possíveis, tornando aquela fase uma das mais difíceis que já passei, mas essa é outra história.

Conforme os anos foram passando, comecei a sofrer cada vez mais com desconfortos diários. Um desses desconfortos, que me incomodava muito, era distensão abdominal que é aquela barriga inchada, cheia de gases devido a fermentação por alimentos de más escolhas alimentares.

Sem contar o intestino preso! Muitas vezes eu ficava dois dias sem ir ao banheiro. Ainda tinha que lidar com as celulites que apareciam no bumbum e na perna e coceiras na garganta e no nariz. Todos esses problemas eram reflexo da minha alimentação e reduziam minha qualidade de vida.

Um verdadeiro caos! Durante esse período da minha vida, a única coisa que eu tinha certeza era de que comida era algo que eu gostava muito (e quem não gosta, né?), mas que engordava e me fazia me sentir mal.

Eu “cheinha”, antes de estudar e entender os princípios de uma vida saudável

A partir disso, passei por uma fase de controlar tudo o que eu ingeria, contando as calorias que nem uma doida (igual a muitas mulheres ainda fazem hoje!). E isso é algo que não traz saúde, disposição e não me ajudou em nada.

Eu magrela, quando tentei emagrecer de formas nada saudáveis.

Tenha mais dias saudáveis! Baixe agora o checklist que montei com os principais tópicos para um ótimo dia! Baixe agora!

Mas como tudo mudou?

Em 2008, fui visitar uma querida amiga que morava no exterior e foi então que tudo começou a mudar. Passei 2 meses por lá e experimentei um estilo de vida totalmente diferente.

A alimentação dela era baseada em alimentos naturais e orgânicos, com receitas deliciosas e que não me causavam mais desconforto. Também pude praticar Yoga diariamente, o que me aproximou ainda mais do cuidado da minha saúde. A partir dai, eu comecei a me interessar sobre saúde e nutrição.

Comecei a estudar por conta própria sobre a propriedade e composição dos alimentos. Passava horas lendo revistas e livros voltados totalmente para o assunto.

Pela primeira vez em algum tempo eu me sentia feliz de verdade e cada vez mais interessada em aprender – foi aí que tomei uma decisão radical em minha vida pessoal e profissional: larguei o meu emprego e comecei a fazer uma faculdade de nutrição.

Eu atualmente

Não foi fácil! Eu já estava estabelecida na minha carreira e era bem remunerada, porém consegui me livrar dessas correntes e começar do zero (todos nós conseguimos, pode acreditar!).

Atualmente, sou uma nutricionista formada e possuo especialização em Nutrição Funcional, uma vertente da nutrição que busca investigar como o alimento age no organismo e quais são os efeitos que aquilo traz para cada indivíduo.

Também tenho o certificado de Health Coach, onde ajudo pessoas a melhorar seu estilo de vida e mudar seus hábitos para uma vida mais saudável, e formação de Professional Plant-Based Cooking onde aprendi a cozinhar de verdade. Atualmente estou cursando uma pós graduação em Nutrição Esportiva, já que atividade física é a minha segunda paixão.

O aprendizado muda as pessoas!

Com o aprendizado, mudei a minha rotina e procuro praticar uma vida cada vez mais saudável.

A alimentação é algo que vai muito além do número de calorias. Os reais responsáveis por uma vida saudável são os nutrientes! 

São eles que fortalecem e mantêm as células do nosso corpo trabalhando e, para tê-los em nosso organismo, é preciso ter uma alimentação balanceada que seja à base de alimentos frescos, naturais, integrais e orgânicos.

E é isso que eu quero compartilhar com as pessoas, porque isso muda vidas, sim!

É sério, para ser saudável (e emagrecer) não é preciso sofrer, é algo gostoso e muito gratificante.

A nutrição e a saúde podem ser melhoradas em atitudes simples, não existe nenhum tipo de pílula mágica ou dieta mirabolante que farão a sua vida ser mais saudável, é preciso conhecer o seu organismo e o que você utiliza para alimentá-lo.

Pensando nisso, consegui encontrar uma forma de ter hábitos saudáveis. E tudo se resume em cinco pilares: nutrição, atividade física, sono, organização e autoconhecimento!

Mas como esses pilares funcionam?

Você deve estar se perguntando “mas porque esses cinco pilares e como eles funcionam?”. Cada um tem a sua importância e vou te explicar:

Nutrição

É preciso compreender a importância de praticar a NUTRIÇÃO correta para o seu corpo. Todas as funções do seu organismo dependem dos nutrientes que você ingere. Quando há carência de nutrientes adequados, as funções vitais começam a funcionar de forma precária, originando problemas de saúde e falta de energia.

Atividade física

Alimentando-se de forma correta, seu organismo terá energia para permitir que você consiga praticar ATIVIDADE FÍSICA, já que é através do movimento que conseguimos fazer com o que metabolismo continue funcionamento perfeitamente, fazendo que você tenha cada vez mais energia.

Sono

Contudo, apesar de precisarmos da atividade física, é preciso que o corpo tenha as suas horas de descanso para se recuperar. Dessa forma, o SONO se torna mais um pilar fundamental na busca de uma vida mais saudável. Quando dormimos, o nosso corpo absorve nutrientes e recompõe-se para o novo dia.

Organização

Porém, para ter uma boa noite de sono, manter a pratica de atividade física, e uma alimentação saudável é preciso se organizar na correria do dia a dia. Por isso, a ORGANIZAÇÃO das nossas atividades, alimentação e agenda permite uma vida mais planejada, diminuindo os riscos de estresse que não são nada bons para a saúde.

Autoconhecimento

Por fim, para completar os cinco pilares de uma vida saudável, é preciso desenvolver o AUTOCONHECIMENTO. Afinal, como diria o escritor inglês William Shakespeare: “De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo”. É preciso saber o que faz bem para você e o que te faz mal.

Com a pratica desses cinco pilares, você conseguirá encontrar o equilíbrio e a harmonia para que você tenha uma vida longa e saudável.

Voltar para a página inicial