Sem miséria: tenha um café da manhã reforçado e cheio de saúde!

O mal do século tem sido a busca desenfreada por dietas mirabolantes para atingir determinado peso. Começamos com a ausência de um alimento daqui, outro dali e, quando percebemos, tiramos as refeições principais do nosso dia. Normalmente, o café da manhã é o mais penalizado.  Que erro!

Você sabia que o café da manhã é a refeição mais importante? É isso mesmo! Durante o sono, nosso corpo continua ativo, trabalhando sem parar, o que resulta em um grande gasto de energia. Quando acordamos, precisamos repor tudo o que foi perdido para iniciar o dia com todo gás! Então é a hora que ele precisa de mais nutrientes, pois sua absorção será imediata, e aí precisamos comer alimentos nutritivos que vão encher as nossas células de energia.

É por isso que estamos aqui. Vamos te ajudar a montar um cardápio reforçado e saudável, para que você consiga atingir todos os seus objetivos sem passar fome e sem prejudicar a sua saúde física e mental. Fique com a gente para conferir tudo!

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Escolhendo os alimentos ideais para um café da manhã saudável

O primeiro passo se dá com a escolha dos ingredientes. Nesse momento, você vai esquecer os produtos industrializados, as bolachas recheadas, as massas açucaradas e os embutidos. É hora de dar um “Adeus, comida de mentira. Bem-vinda, comida de verdade”.

Entenda que a ideia não é ficar sem comer, ou comer super pouco para chegar a determinado peso. Trata-se de uma substituição de alimentos que não oferecem nenhum valor nutricional por opções que te darão muito mais saciedade e benefícios.

Vamos começar com algumas alternativas…

– Adicione cor à mesa!

Por que não deixar as farinhas de lado e investir em uma deliciosa fruta como mamão, banana, maçã, morangos, abacate, etc? Ou, quem sabe, um copo de suco verde cheio de clorofila para já encher as células de oxigênio.

Sucos saudáveis

– Saia do tradicional café com leite e pão com manteiga, presunto ou peito de peru com queijo.

Café da manhã sem leite é quase uma ofensa para alguns. O pão e a manteiga então, uau. Mas então que tal um pão caseiro feito em 20 minutos com manteiga e ovo mexido? Ou que tal um iogurte integral natural (sem corantes) com granola caseira que você também pode fazer em 5 minutos? Se quiser tomar café com leite, te convido a experimentar o leite de amêndoas, já tomou? Fica divino e é muito menos inflamatório, já que a maioria dos leites são cheio de antibióticos.

leite

Se você estranhar o sabor de início, comece preparando um smoothie cheio de sabor. Fica delicioso e muito nutritivo!

– Bolo também está liberado!

bolo

Se você é o tipo de pessoa que não abre mão de um bolinho caseiro com café, fique sabendo que ele pode continuar fazendo parte da sua rotina. A diferença é que agora você vai investir em ingredientes mais saudáveis. Por que não preparar um bolo funcional e rico nutritivamente? Substitua a farinha branca comum por uma opção de aveia, por exemplo. Troque o açúcar cristal pelo mascavo ou demerara, adicione frutas e castanhas.

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Calma e organização: fatores-chave para um bom café da manhã

Além da escolha dos alimentos, um café da manhã saudável pede calma e organização. Calma para se sentar à mesa e comer tranquilamente, sem correria, mastigando bem e apreciando a refeição.

Nós sabemos que o dia a dia da maioria das pessoas é corrido. Mas não custa colocar o despertador um pouquinho mais cedo para aproveitar esse momento tão importante. Não leve a primeira refeição como uma etapa sem valia, entenda-a como um aspecto fundamental para se ter mais qualidade de vida. Aliás, é depois do café da manhã que o dia começa de verdade!

Organização é outro ponto essencial. Se você está disposto a melhorar os seus hábitos alimentares e investir na sua saúde, organize-se. Vá à feira ou supermercado e faça a sua compra de alimentos naturais para a semana.

Uma dica bacana, para te poupar tempo e não te atrasar para o trabalho, é deixar as frutas lavadas, os ovos separados na geladeira e granola pronta em um pote de vidro. O pão caseiro pronto para semana e até seu bolinho já esquematizado para ter a opção e ter que comprar nenhum outro nada saudável na rua.

iogurte saudável

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Viu, só? Não é tão difícil mudar a alimentação. Agora lembre-se:

– Perder peso não significa ficar sem comer;

– Tomar café da manhã não vai desandar os seus planos, muito pelo contrário;

– Antes de tudo, busque ter qualidade de vida. Cuide, sobretudo, da sua mente. E para isso nada melhor do que investir em uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente, sem preguiça. Esse é o caminho!

Acompanhando nosso blog, você vai conferir muitas outras postagens como essa para aprender a seguir um planejamento de sucesso e com muita saúde. Não perca!